Conheça o processo produtivo das rodas de alumínio originais NEO RODAS.
São 6 processos básicos desde a matéria-prima até o produto acabado.
01 / Fusão
O alumínio é recebido e verificado conforme especificações de ligas pré-definidas nos planos internos. Após a liberação, o material é derretido em fornos específicos, ficando na forma líquida para os processos seguintes. Antes de ser enviado à Fundição, o alumínio líquido passa por um processo de desgaseificação e remoção de impurezas.
02 / Fundição
O alumínio líquido começa a tomar a forma do produto roda. Em equipamentos específicos (injetoras), o alumínio é “injetado” em moldes que conferem o formato bruto da roda, após o material estar solidificado. Posteriormente após resfriamento as rodas seguem para inspeção por Raios-X e após liberadas são encaminhadas ao próximo processo.
03 / Tratamento Térmico
Em alguns casos, o projeto requer que as rodas passem por tratamento térmico, que confere maior resistência ao produto, com menos material (roda mais leve). O tratamento é feito em fornos específicos que conferem a resistência final do material.
04 / Usinagem
As rodas brutas passam pelo processo que confere as medidas finais de desenho – são usinadas as laterais da roda (nas quais o pneu é montado) e demais medidas de montagem no veículo, incluindo furos (central e PCD). Neste processo, é feito controle de balanceamento e estanqueidade das rodas.
05 / Acabamento e Pintura
Após usinadas, as rodas são devidamente acabadas, e passam pelo processo de pintura, em linhas especiais conforme especificação de cada cliente. Algumas rodas passam ainda pelo processo de diamantação, que consiste em usinar faces após pintura do fundo, para que as mesmas fiquem brilhantes (na cor do alumínio natural), e posteriormente envernizadas para proteção final, conferindo um visual ainda mais bonito às rodas.
06 / Inspeção e Embalagem